COLÉGIO FUTURO é uma escola evangélica e trabalha com uma proposta pedagógica voltada para o tradicional, pois entende que testes, provas, trabalhos avaliativos, simulados, aulas tradicionais com lousa, livro didático e utilização de cadernos, são fundamentais para que possa adquirir competências necessárias para a vida, visto que, um dos objetivos que priorizamos, implica no domínio da cultura do código escrito (letramento) e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de outras habilidades e a formação de hábitos e atitudes.
Desta forma, nossa escola não se restringe a uma única abordagem pedagógica, já que nenhuma delas atende totalmente a complexidade de uma instituição de ensino. Procuramos incorporar em nossa realidade tudo aquilo que consideramos relevantes das diferentes abordagens que surgiram e que é compatível com a filosofia de trabalho da nossa escola, tais como: aulas práticas em laboratórios de Informática, Ciências Físicas e Biológicas, aulas diferenciadas utilizando recursos audio-visuais, aulas de campo, projetos interdiciplinares, eventos culturais e quaisquer outras formas mais modernas de facilitar a aprendizagem dos nossos alunos.
Assim, o COLÉGIO FUTURO vem aprimorando sua prática pedagógica, a fim de que o processo ensino-aprendizagem aconteça com eficiência e eficácia.
Metodologia:
Nossa metodologia de trabalho consiste na utilização de técnicas que atendam as diretrizes da área de educação, tendo como premissa básica à construção do conhecimento, através do desenvolvimento de projetos, realização de pesquisa e trabalho cooperativo, visando dar sentido aos conteúdos para que estes venham de encontro à realidade do aluno.
As estratégias aplicadas procuram estimular o hábito da leitura, o raciocínio, o senso crítico, a autonomia, a criação e resolução de questões e o bem-estar global, que colaboram para a aquisição de saberes.
Sistema de Avaliação:
A avaliação é entendida como meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral da criança. Ao se dispor dessas informações, é possível adotarmos procedimentos para correções e melhorias no processo, planejando e redirecionando o trabalho pedagógico.
O principal objetivo da avaliação não é medir, comparar ou julgar, mas é melhorar as experiências pedagógicas de cada criança. Logo, os professores, juntos com a equipe pedagógica têm a liberdade de reestruturar os instrumentos avaliativos, que de um modo geral funcionam da seguinte forma:
Educação Infantil: consiste na observação diária do desenvolvimento do aluno nas áreas de domínio Sócio-afetivo, Psico-motora, Linguagem, Matemática e Descobertas Sócio-científicas e das possíveis intervenções dos adultos e das crianças envolvidas no processo. Ao término do bimestre, estas observações são registradas em Relatório Individual que deverá ser assinado pelo responsável.
Ensino Fundamental I e II: o sistema adotado pela escola é o de atribuição de notas bimestrais como resultado do desempenho e da aplicação do aluno no bimestre, cuja pontuação é distribuída da seguinte forma:
Primeira avaliação - no mínimo dois instrumentos, a critério do professor (teste, exercício avaliativo, trabalho, seminário, participação, etc.): 10,0 pontos.
Segunda avaliação – prova marcada pela escola, com toda a matéria do bimestre e/ou conteúdo selecionado pelo professor: 10,0 pontos.
Média para Aprovação - a média por disciplina para aprovação é 6,0, perfazendo um total anual de 24,0 pontos anuais.
Sistema de Recuperação: os alunos terão direito a duas recuperações no ano:
1ª Recuperação – Semestral: ao final do 1º Semestre, com aulas de revisão (grupos de estudo), estabelecidos pela escola e pelo professor. O aluno deverá fazer somente a prova da disciplina pertinente a sua recuperação.
2ª Recuperação – Final: após o 4º bimestre, para os alunos que não alcançarem a média em até 4 disciplinas. OBS. Os alunos que ficarem em mais de 4 disciplinas, estarão automaticamente reprovados.
- Apoio Pedagógico à família
A Equipe Pedagógica da nossa instituição está preparada para atender as famílias, através das reuniões gerais, específicas e individuais, quando necessário, pois entendemos que uma boa comunicação é a base para uma parceria mais rica entre escola e família.
- Apoio Pedagógico ao aluno
Os alunos são atendidos pelo Serviço de Orientação Educacional da Instituição, recebem acompanhamento psicopedagógico gratuitamente, quando necessário, atenção individualizada e em grupo, a fim de que possam apresentar um desenvolvimento satisfatório.
Para que a Educação se dê de forma completa e abrangente em todos os segmentos, além de professores capacitados e uma equipe pedagógica competente e em constante atualização profissional, o COLÉGIO FUTURO oferece:
· Sala de Pesquisa: diante dos avanços do mundo científico e tecnológico, a escola se preocupa em manter seus alunos sempre à frente do seu tempo, estimulando o hábito e o prazer da leitura e disponibilizando ainda o acesso a internet para enriquecer e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
· Projetos: os projetos são ricas oportunidades de religar os saberes das diferentes disciplinas e propiciar momentos de múltiplas situações de aprendizagem, onde se possa conhecer e explorar as diferentes habilidades de cada educando.
· Aulas-passeio: é uma excelente oportunidade para viver concretamente as experiências e tornar eficaz qualquer aprendizado. É também momento de reforçar os laços de amizade e conhecer uns aos outros em um ambiente diferente.
Área de lazer: É um espaço amplo e especial de interação entre os alunos. Faz parte de um ambiente acolhedor e alegre, com momentos de muita descontração entre eles!
Mensagem:
Nossa Proposta Pedagógica está comprometida com a formação integral do aluno e esperamos que ele cresça com serenidade, ousando, inovando e buscando ser um indivíduo comprometido com o seu bem estar e o do seu próximo, acreditando sempre no seu potencial criativo e empreendedor.
Equipe Técnico-Pedagógica